EDUCAÇÃO INFANTIL
HABILIDADE: EXPLORAR AS DIFERENÇAS ENTRE O MUNDO REAL E DIGITAL.
ATIVIDADE DESPLUGADA:
- DESENHAR E COLORIR EM FOLHA SULFITE.
ATIVIDADE PLUGADA:
- VÍDEO: TAREFAS COM O COMPUTADOR
- COLORIR DESENHOS ONLINE
1º ANO
HABILIDADE: RECONHECER O QUE É A INFORMAÇÃO, QUE ELA PODE SER ARMAZENADA, TRANSMITIDA COMO MENSAGEM POR DIVERSOS MEIOS E DESCRITA EM VÁRIAS LINGUAGENS.
ATIVIDADE DESPLUGADA:
- BRINCADEIRA TELEFONE SEM FIO
ATIVIDADE PLUGADA:
- JOGO DE PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS NO CODE.ORG
- LIÇÃO 2: SEQUENCIANDO COM SCRAT
2º ANO
HABILIDADE: IDENTIFICAR QUE MÁQUINAS DIFERENTES EXECUTAM CONJUNTOS PRÓPRIOS DE INSTRUÇÕES E QUE PODEM SER USADAS PARA DEFINIR ALGORÍTMOS.
ATIVIDADE DESPLUGADA:
- MEU AMIGO ROBÔ: DAR INSTRUÇÕES PARA SEU AMIGO CHEGAR AO OBJETIVO.
ATIVIDADE PLUGADA:
- JOGO DE PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS NO CODE.ORG.
- LIÇÃO 2: APRENDA A ARRASTAR E SOLTAR
3º ANO
HABILIDADE: RELACIONAR O CONCEITO DE INFORMAÇÃO COM O DE DADO.
ATIVIDADE DESPLUGADA:
- PINTAR O CONJUNTO DE PIXELS PARA FORMAR UMA IMAGEM.
ATIVIDADE PLUGADA:
- DECIFRAR O CÓDIGO DE COLORAÇÃO
4º ANO
HABILIDADE: CODIFICAR DIFERENTES INFORMAÇÕES PARA REPRESENTAÇÃO EM COMPUTADOR (BINÁRIA, ASCII, ATRIBUTOS DE PIXEL, COMO RGB, ETC.)
ATIVIDADE DESPLUGADA:
- FORMAR UMA IMAGEM REPRESENTADA POR PIXELS
ATIVIDADE PLUGADA:
- JOGO DE PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS NO CODE.ORG
- LIÇÃO 15: PULSEIRAS BINÁRIAS
5º ANO
HABILIDADE: IDENTIFICAR OS COMPONENTES PRINCIPAIS DE UM COMPUTADOR (DISPOSITIVOS DE ENTRADA/SAÍDA, PROCESSADORES E ARMAZENAMENTO).
ATIVIDADE DESPLUGADA:
- APRESENTAR UM COMPUTADOR EM DESUSO E NELE IDENTIFICAR OS COMPONENTES BÁSICOS ENFATIZANDO DISPOSITIVOS DE ENTRADA E DE SAÍDA.
ATIVIDADE PLUGADA:
- JOGO DE PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS NO CODE.ORG.
- LIÇÃO 16: ATÉ LOOPS NO LABIRINTO
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