terça-feira, 25 de março de 2025

TECNOLOGIA EDUCACIONAL - SEMANA DE 24 À 28 DE MARÇO DE 2025

   EDUCAÇÃO INFANTIL


HABILIDADE: RECONHECER AS DIFERENÇAS ENTRE OBJETOS DOTADOS, OU NÃO, DE FONTES DE ENERGIA.


ATIVIDADE DESPLUGADA:

  1. COMPARAR BRINQUEDOS QUE SE MOVEM EMPURRADOS PELA CRIANÇA COM OS QUE POSSUEM MOTORES OU PILHAS.

ATIVIDADE PLUGADA:

  1. VÍDEO: O COMPUTADOR E AS INVENÇÕES HUMANAS




1º ANO


HABILIDADE: REPRESENTAR INFORMAÇÕES USANDO DIFERENTES CODIFICAÇÕES.


ATIVIDADE DESPLUGADA:

  1. DAR COMANDOS, POR MEIO DE SETAS, PARA QUE A ABELHA CHEGUE À COLMÉIA.


ATIVIDADE PLUGADA:

  1. JOGO DE PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS NO CODE.ORG

  • LIÇÃO 3: PROGRAMANDO COM ANGRY BIRDS





2º ANO


HABILIDADE: DIFERENCIAR COMPONENTES FÍSICOS (HARDWARE) E PROGRAMAS QUE FORNECEM AS INSTRUÇÕES (SOFTWARE) PARA O HARDWARE.

ATIVIDADE DESPLUGADA:

  1. CONVERSAR SOBRE OS COMPONENTES FÍSICOS E PROGRAMAS PRESENTES NO TABLET DO ALUNO.

ATIVIDADE PLUGADA:

  1. JOGO DE PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS NO CODE.ORG.

  • LIÇÃO 3: MAPAS DIVERTIDOS




3º ANO


HABILIDADE: COMPREENDER QUE DADOS SÃO ESTRUTURADOS EM FORMATOS ESPECÍFICOS DEPENDENDO DA INFORMAÇÃO ARMAZENADA.


ATIVIDADE DESPLUGADA:

  1. FAZER COM QUE O ALUNO COMPREENDA QUE UMA INFORMAÇÃO PODE SER REPRESENTADA PELO PROCESSAMENTO DE UMA COMPOSIÇÃO DE DADOS, UMA DATA É REPRESENTADA PELO DIA, MÊS E ANO... IMAGENS POR COMPOSIÇÕES DE CORES EM DETERMINADOS PIXELS.


ATIVIDADE PLUGADA:

  1. DECIFRAR O CÓDIGO DE COLORAÇÃO






4º ANO


HABILIDADE: CRIAR E SIMULAR ALGORÍTMOS REPRESENTADO EM LINGUAGEM ORAL, ESCRITA OU PICTOGRÁFICA, QUE INCLUAM SEQUÊNCIAS E REPETIÇÕES SIMPLES E ANINHADAS (ITERAÇÕES DEFINIDAS E INDEFINIDAS), PARA RESOLVER PROBLEMAS DE FORMA INDEPENDENTE E EM COLABORAÇÃO.


ATIVIDADE DESPLUGADA:

  1. APRESENTAR AOS ALUNOS ALGUNS EXEMPLOS QUE ENVOLVEM CICLOS DE REPETIÇÃO COMO: JANELAS DE UM PRÉDIO - CADA ANDAR TEM UMA QUANTIDADE DE JANELAS O QUE SE REPETE ATÉ O ÚLTIMO ANDAR...
  2. DESENHAR PROGRAMANDO UTILIZANDO LAÇOS DE REPETIÇÃO.




ATIVIDADE PLUGADA:

  1. JOGO DE PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS NO CODE.ORG

  • LIÇÃO 16: PROJETO DE FIM DE CURSO





5º ANO


HABILIDADE: RECONHECER QUE OS DADOS PODEM SER ARMAZENADOS EM UM DISPOSITIVO LOCAL OU REMOTO.

ATIVIDADE DESPLUGADA:

  1. CONVERSAR SOBRE OS LOCAIS DE ARMAZENAMENTO DE DADOS QUE PODE SER EM DISPOSITIVOS COMO PEN DRIVE, O PRÓPRIO COMPUTADOR OU EM NUVEM.

ATIVIDADE PLUGADA:

  1. JOGO NO SITE COQUINHOS.COM: DECIFRAR O CÓDIGO DE COLORAÇÃO
  2. JOGO DE PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS NO CODE.ORG.

  • LIÇÃO 17: PROJETO DE FIM DE CURSO









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