EDUCAÇÃO INFANTIL
HABILIDADE: RECONHECER AS DIFERENÇAS ENTRE OBJETOS DOTADOS, OU NÃO, DE FONTES DE ENERGIA.
ATIVIDADE DESPLUGADA:
- COMPARAR BRINQUEDOS QUE SE MOVEM EMPURRADOS PELA CRIANÇA COM OS QUE POSSUEM MOTORES OU PILHAS.
- UTILIZAR UM CARRINHO DE CONTROLE REMOTO E UM SEM CONTROLE PARA QUE SE FAÇA A COMPARAÇÃO.
ATIVIDADE PLUGADA:
- VÍDEO: OS CINCO SENTIDOS
- VÍDEO: O COMPUTADOR E AS INVENÇÕES HUMANAS (RETOMADA)
HABILIDADE: ORGANIZAR OBJETOS FÍSICOS OU DIGITAIS CONSIDERANDO DIFERENTES CARACTERÍSTICAS PARA ESTA ORGANIZAÇÃO, EXPLICITANDO SEMELHANÇAS (PADRÕES) E DIFERENÇAS.
ATIVIDADE DESPLUGADA:
- UTILIZAR BLOCOS LÓGICOS PARA RECONHECER PADRÕES E CLASSIFICAR AS PEÇAS DE ACORDO COM CARACTERÍSTICAS COMUM.
ATIVIDADE PLUGADA:
- JOGO NO SITE COQUINHOS.COM
2º ANO
HABILIDADE: CRIAR E COMPARAR MODELOS (REPRESENTAÇÕES) DE OBJETOS, IDENTIFICANDO PADRÕES E ATRIBUTOS ESSENCIAIS.
ATIVIDADE DESPLUGADA:
- RECORTA E COLAR EM PEDAÇOS DE CARTOLINA IMAGENS DE TRANSPOTES DIVERSOS.
- CLASSIFICAR OS TRANSPORTES DE ACORDO COM CARACTERÍSTICAS COMUNS COMO VOA, POSSUE RODAS...
ATIVIDADE PLUGADA:
- JOGO NO SITE COQUINHOS.COM
3º ANO
HABILIDADE: RECONHECER QUE PARA UM COMPUTADOR REALIZARTAREFAS, ELE SE COMUNICA COM O MUNDO EXTERIOR COM O USO DE INTERFACES FÍSICAS (DISPOSITIVOS DE ENTRADA E DE SAÍDA).
ATIVIDADE DESPLUGADA:
- APRESENTAR DISPOSITIVOS DE ENTRADA E DE SAÍDA DE UM COMPUTADOR COMO TECLADO, MOUSE, IMPRESSOA, ENTRE OUTROS, E EXPLICAR QUAL A FUNÇÃO DE CADA DISPOSITIVO.
ATIVIDADE PLUGADA:
4º ANO
HABILIDADE: RECONHECER OBJETOS DO MUNDO REAL E/OU DIGITAL QUE PODEM SER REPRESENTADOS ATRAVÉS DE MATRIZES QUE ESTABELECEM UMA ORGANIZAÇÃO NA QUAL CADA COMPONENTE ESTÁ EM UMA POSIÇÃO DEFINIDA POR COORDENADAS, FAZENDO MANIPULAÇÕES SIMPLES SOBRE ESTAS REPRESENTAÇÕES.
ATIVIDADE DESPLUGADA:
- CONSTRUIR COM OS ALUNOS UM TABULEIRO DE TRILHA E SUAS PEÇAS.
ATIVIDADE PLUGADA:
- JOGO DE TRILHA NO APLICATIVO GCOMPRIS
- JOGO DE PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS NO CODE.ORG
- LIÇÃO 16: PROJETO DE FIM DE CURSO
5º ANO
HABILIDADE: RECONHECER A NECESSIDADE DE UM SISTEMA OPERACIONAL PARA A EXECUÇÃO DE PROGRAMAS E GERENCIAMENTO DE HARDWARE.
ATIVIDADE DESPLUGADA:
- EXEMPLIFICAR OS DIFERENTES DISPOSITIVOS ACOPLADOS AO COMPUTADOR COMO DISCO RÍGIDO, SSD, ENTRE OUTROS, PARA ISSO LEVAR UM GABINETE E DESMONTÁ-LO EM SALA DE AULA.
ATIVIDADE PLUGADA:
- ATIVIDADE AVALIATIVA
- JOGO DE PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS NO CODE.ORG.
- LIÇÃO 17: PROJETO DE FIM DE CURSO
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