EDUCAÇÃO INFANTIL
HABILIDADE: IDENTIFICAR E DISCUTIR A PRESENÇA DE CÓDIGOS EM OBJETOS DO COTIDIANO
ATIVIDADE DESPLUGADA:
- EXEMPLIFICAR O QUE SÃO CÓDIGOS.
- OBSERVAR OBJETOS PRESENTES NA SALA DE AULA E VERIFICAR A PRESENÇA DE CÓDIGOS.
- IDENTIFICAR CÓDIGOS DE BARRAS E CÓDIGOS NUMÉRICOS EM EMBALAGENS.
- CRIAR CÓDIGO DE BARRAS COM DESENHO
ATIVIDADE PLUGADA:
- VÍDEO: OS NÚMEROS NO DIA-A-DIA
HABILIDADE: EXPLORAR ARTEFATOS COMPUTACIONAIS
ATIVIDADE DESPLUGADA:
- CONVERSAR SOBRE A DIFERENÇA DA TELA SIMPLES DO COMPUTADOR COM A TELA TOUCH DO TABLET.
- IDENTIFICAR ALGUNS ARTEFATOS COMPUTACIONAIS E PARA QUE ELE SERVE.
ATIVIDADE PLUGADA:
- JOGO NO SITE COQUINHOS.
2º ANO
HABILIDADE: RECONHECER AS CARACTERÍSTICAS E USO DAS TECNOLOGIAS DENTRO E FORA DA ESCOLA.
ATIVIDADE DESPLUGADA:
- APRESENTAR IMAGENS DE DIFERENTES TECNOLOGIAS COMPARANDO AS DO PASSADO COM AS DO PRESENTE - EVOLUÇÃO.
- QUAIS TECNOLOGIAS TEM EM CASA? QUAL JÁ UTILIZOU?
ATIVIDADE PLUGADA:
- JOGO NO SITE CODE.ORG
- LIÇÃO 5: PROGRAMAÇÃO COM SCRAT
3º ANO
HABILIDADE: UTILIZAR DIFERENTES NAVEGADORES E FERRAMENTAS DE BUSCA.
ATIVIDADE DESPLUGADA:
- CONVERSA SOBRE A IMPORTACIA DE FAZER PESQUISAS NA INTERNET EM SITES SEGUROS.
- TRADUZIR ALGUMAS FRASES DO INGLÊS PARA O PORTUGUÊS.
ATIVIDADE PLUGADA:
- JOGO DE PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS NO SITE CODE.ORG
- LIÇÃO 7: MEUS AMIGOS ROBÔS MALUCOS JR.
4º ANO
HABILIDADE: USAR DIFERENTES FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS PARA CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS.
ATIVIDADE DESPLUGADA:
- ELABORAR UM PEQUENO TEXTO ONDE O ALUNO FAZ SUA APRESENTAÇÃO (NOME, ONDE ESTUDA, SÉRIE, O QUE MAIS GOSTA NA ESCOLA)
- GRAVAR A APRESENTAÇÃO DE CADA ALUNO UTILIZANDO O CELULAR DA PROFESSORA E POSTAR NO GRUPO DE WHATSAPP DA ESCOLA.
- JOGO DE PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS NO SITE CODE.ORG
5º ANO
HABILIDADE: DISTINGUIR CONTEÚDOS CONFIÁVEIS E NÃO CONFIÁVEIS NA INTERNET
ATIVIDADE DESPLUGADA:
- FORNECER AOS ALUNOS NOTÍCIAS FALSAS E VERDADEIRA PRESENTES NA INTERNET.
- EM GRUPOS SELECIONAR AS INFORMAÇÕES E CONFECCIONAR UM CARTAZ IDENTIFICANDO O QUE É CONFIAVEL E O QUE NÃO É CONFIÁVEL
ATIVIDADE PLUGADA:
- PESQUISAR NA INTERNET INFORMAÇÕES E VERIFICAR A VERACIDADE DELA EM OUTROS SITES
- JOGO DE PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS NO CODE.ORG.
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